quarta-feira, março 16, 2005

Para hipotéticos interessados

Depois de anos (não é exagero) esperando que mo vendessem, e de inúmeras tentativas de descerrar o pérfido armazém que o cofreou, consegui hoje adquirir o "Resultados Científicos da Minha Viagem de Pesquisas Etnográficas no Sudeste da África Oriental", de Karl Weule (Maputo, Ministério da Cultura/Departamento de Museus, 2000 [!!!, sim, o ano da publicação não é erro, mas só agora foi posto à venda]).

Esta absoluta preciosidade (com preço muito acessível, 300 mil meticais) foi traduzida e comentada pelo Prof. G. Liesegang. Aqui deixo trecho da nota introdutória [do Departamento de Museus] para acicatar apetites:

"Karl Weule, Professor e na época Director substituto do Museu de Etnografia de Leipzig, foi encarregado de chefiar, em 1906, uma expedição à então África Oriental Alemã a pedido dos Serviços Imperiais Coloniais a quem interessava investigar a terra e os homens das colónias alemãs. Weule realizou trabalho de campo no sul da Tanzânia [então Tanganyka, JPT], então colónia alemã, durante quatro meses e o resultado desse trabalho é o relatório agora traduzido para o português. Weule descreve as culturas Makhuwa, Yao, Ngoni e Makonde partilhadas entre Moçambique e a Tanzânia."

[Como não sei colocar imagens neste sistema blogspot instalarei a capa do livro, e algum material nele incluso, no velho Ma-Schamba do weblog (Já: ai, que saudades, ai, ai)]

3 Comments:

Blogger CAP said...

Há um programa, o Picasa, associado ao blogspot para colocar imagens nestes blogues.
uma alternativa é copiar o link da imagem do Ma-Schamba e colá-la aqui no post.

12:56 da manhã  
Blogger jpt said...

obrigado cap. esta televisão em que se escreve é muito complicada para mim.

1:22 da manhã  
Blogger Miguel S. said...

Qual é a tiragem?

9:05 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home